quarta-feira, setembro 29, 2010

Ateísmo, Hipocrisia e Religião

Olá, caros leitores, o texto a seguir trata-se de um assunto polêmico e muito delicado, mas quero deixar claro que essa é a minha opnião, ninguém precisa pensar da mesma maneira que eu penso, tendo isto em mente desejo-lhes uma boa leitura.

Tiago Rocha


Na ultima semana, muitas pessoas se revoltaram comigo pelo fato de eu ter me assumido como ateu, nos dias de hoje isso não deveria ser motivo de revolta, afinal esse “Deus” (que eu não acredito) supostamente nos deu livre arbítrio, então eu tenho o direito de pensar, de me questionar e seguir o caminho que eu quiser, correto? Sim, esse é o pensamento lógico, mas que não é aceito pela sociedade atual, pois esta mesma sociedade ainda guarda tradições muito primitivas e não se questiona a respeito daquilo que elas seguem, mas quando uma pessoa diz ser ateu ou atéia essas pessoas seguidoras de Deus ficam pessoalmente ofendidas, porque na mente delas, todas as pessoas que não são seguidoras de Deus são pessoas más.

Vou tentar explicar aqui porque eu não acredito em Deus. Pra começar, toda religião é baseada em uma filosofia criada por alguma coisa “que não existe” e essa filosofia faz as pessoas acreditarem nessa coisa que não existe, para elas se tornarem pessoas melhores, e para essas pessoas que são seguidoras desta doutrina se tornarem “pessoas melhores” tem todos aqueles mandamentos e ensinamentos que são totalmente impraticáveis e que fazem com que a pessoa que é seguidora dessa filosofia, fique a vida inteira tentando praticar essas coisas e não conseguindo. De qualquer forma, mesmo as pessoas não conseguindo praticar essa coisa que a religião delas pregam, elas fingem que praticam, fingem que fazem e vestem a camisa da religião, dessa filosofia, e tem aquela coisa “falsa” de que são pessoas boas, mas na verdade são como todas as outras pessoas do mundo.

Outro motivo pelo qual eu não gosto de religiões é a questão da hipocrisia, o fato das pessoas religiosas serem mais hipócritas do que as pessoas que não são seguidoras de uma religião, a pessoa que se diz religiosa, que vai a igreja, que reza e tudo mais, e que se acha a “detentora da moral” ou uma “ferramenta de Deus”, mas que passa a mão na filha, traí a mulher, julga as pessoas da maneira que lhe convém e também distorce as coisas que acredita para usar isto da maneira mais conveniente para ele(a), o que mais me deixa puto nisto tudo é o fato de pessoas como estas, que fazem todas as coisas erradas que eu faço, algumas até pior, além de falar que eu vou para o “inferno” por ser uma pessoa exatamente igual a ele(a), dá pra entender?

Tudo bem, eu posso não acreditar em Deus, porém eu sei o que é certo e o que é errado, por exemplo, eu sei que se eu começar a fumar, isso irá me causar problemas de saúde, como câncer de pulmão, entre outros, basta usar o raciocínio, ninguém precisa da ajuda de um “Deus” para guiar a sua vida, todos podem fazer isso por conta própria, mas acho que a maioria tem preguiça de pensar e já escolhem um “modelo que vem pronto e pensado” e a pessoa não se questiona porque esse modelo que vem pensado para ela, veio de Deus, “a verdade absoluta” ou “a inteligência sobrenatural” essa coisa que é mais inteligente que todas as criaturas na face da terra, por isso a pessoas não se questionam e não pensam. Geralmente a religião subestima a inteligência das pessoas e não só subestima a inteligência das pessoas, como faz questão de castrar o livre pensamento das pessoas, e muitas destas pessoas ficam com medo de pensar porque acreditam que serão punidas se pensarem, mas de fato estas pessoas serão punidas sim, só que não serão punidas por Deus, e sim, serão punidas por suas próprias vidas, se não pensarem. Eu acredito que muitas pessoas religiosas param para pensar e se questionam a respeito da existência de Deus, mas este ó o tipo de pessoa que vai deixar de ser religiosa um dia, você ai que está lendo, está duvidando? Então espera pra ver, continua pensando.

Acontecem muitos debates entre teístas e ateus, mas nenhum deles chegam a uma conclusão, na qual possa ser provado o ponto de vista de cada um, pois não existem argumentos que comprovem a existência de “Deus” assim como também não existem argumentos que comprovem a “inexistência de Deus”, pois esse tal “Deus” é incontestável, é uma história que não pode ser comprovada, seria o mesmo que eu inventar uma história, como estas logo abaixo.

“Em algum lugar do planeta terra existe um unicórnio cor de rosa, ele está em algum lugar do planeta”
Agora eu quero provas da inexistência dele, consegue provar?

Você que está lendo este texto, você é cristão? Acredita em um deus onipotente? Se a resposta for sim, ótimo! Eu tenho uma pergunta para você.
Por acaso você também acredita em Rá, o deus dos egípcios? Ou em Thor, o deus dos nórdicos? Ou quem sabe em Zeus, o deus dos gregos? Existe uma infinidade de deuses espalhados por ai, em diversas culturas diferentes, cada uma com a sua filosofia de adoração.
Agora eu lhe pergunto, o que o seus Deus tem de diferente dos demais deuses? Se você tem tanta certeza que o deuses citados acima não existem, o deus que você acredita pode não existir também, você não acha? Você já pensou a respeito? Ou simplesmente abraçou uma caixinha chamada religião por toda a sua vida sem se questionar nada?

Enfim, meu objetivo não é converter ninguém ao ateísmo, só quero deixar claro que essa é a minha opinião, ninguém precisa pensar da mesma maneira que eu, da mesma forma ninguém é obrigado a concordar comigo.

Religião/Deus, é muito parecido com política e futebol, não importa o quanto seja discutido, nunca ganhamos nada com isso , é uma discussão inútil, eu escolhi não acreditar em Deus, mas respeito muito quem acredita, seja de qualquer religião, e da mesma forma que eu respeito, gostaria de ser respeitado também pelo o que eu sou.

No Mais!


Um comentário:

  1. Ahh que drama, milhares de milhões de pessoas mudam de religião, imagine se todos fizessem uma coletiva de imprenssa pra dizer que viraram ateu, espirita, evangélico, budist ou macumbeiro....
    Tiagão, vamos pela lógica, existem pessoas e pessoas, umas dferentes das outras. Logo, existem evangélicos e evangélicos, pessoas que seguem a mesma "caixinha" chamada religião, mas que são diferentes, não era pra existir isso no mundo evangélico, mas como nesse mundo, nada é perfeito, existem.
    Provavelmente vc deve ter conhecido pessoas que são evangélicos que são santinhos na igreja e fora são outro tipos de pessoas que era lá dentro e, com isso teve um problema quando vc era crente, ou se desepcionou quando era e por não ter uma estrutura desistiu. Claro, tbm vc deve ter conhecidos pessoas que são santinhos na igreja e no mundo são a mesma coisa e viu que aquilo num levava a lugar nenhum.
    Tiagão, se vc decidiu vira atéu, parabéns pra vc, pelo menos vc decidiu seguir algo, se vc acredita ou não em Deus, parabéns tbm! pelos menos vc tem sua opinião formada e, num está nessa modinha de ser "crente".
    Enfim, sou evanélico e tbm tenho uma opinião: acredito em Deus ^^! num vou deixar de ser amigo seu por uma escolha sua.
    aé! vc vai pro ressaca? então cara, quando tiver vendendo os ingressos antecipado me avisa blz?!
    Flw

    ResponderExcluir

Gostoou né? entom, COMENTA!