segunda-feira, maio 02, 2011

Possivel vingança pós morte de Bin Laden


Outra matéria do HOJE do msn'

CIA: 'Vingança por morte de Bin Laden é quase certa'

O diretor da agência de inteligência americana, a CIA, Leon Panetta, disse que é 'quase certo' que a rede extremista Al-Qaeda tente vingar a morte de Osama Bin Laden.
'Bin Laden está morto, mas a Al-Qaeda, não. Os terroristas quase certamente tentarão vingá-lo. E nós devemos - e iremos - continuar atentos e determinados', disse Panetta.
Mais cedo, militantes do Talebã e da Al-Qaeda no Paquistão disseram à BBC que a morte de Osama Bin Laden 'não vai ficar sem resposta'.
O porta-voz da principal facção paquistanesa do Talebã Ehsanullah Ehsan falou por telefone com a agência de notícias AFP.
'Se ele (Bin Laden) foi martirizado, nós vamos vingar sua morte e lançar ataques contra os governos americano e paquistanês e suas forças de segurança', disse ele.
'Essas pessoas são, na verdade, inimigos do Islã.'
'Se ele (Bin Laden) se tornou um mártir, é uma grande vitória para nós, porque o martírio é o objetivo de todos nós', disse Ehsan.
Bin Laden se mudou para o Afeganistão em 1996, de onde passou a comandar a Al-Qaeda com o apoio do Talebã, que controlava o país.
Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o governo americano ordenou que o Talebã entregasse Bin Laden ou entregasse o poder, o que resultou na invasão do Afeganistão por forças dos Estados Unidos.
Hamas
O movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, condenou o que chamou de 'assassinato' de Osama Bin Laden, apesar das relações ambivalentes entre o grupo e a Al-Qaeda.
O premiê do Hamas, Ismail Haniyah, chamou Bin Laden de 'guerreiro árabe sagrado' e disse que o assassinato é a continuação de uma política americana baseada na opressão.
No passado, o Hamas tentou, por vezes, se distanciar de Bin Laden temendo que a Al-Qaeda estivesse se apoderando da causa palestina de forma prejudicial ao movimento.
Já Bin Laden criticou o Hamas por participar de eleições democráticas nos territórios palestinos em 2006.
Recentemente, o Hamas enfrentou oposição em Gaza de grupos inspirados pela Al-Qaeda que acham que o grupo se tornou moderado demais.
Marcando as diferenças entre as facções palestinas, o Fatah, que controla a Cisjordânia, disse que a morte de Bin Laden é positiva para a causa da paz no mundo.
Pronunciamento
AP
"AP"
A morte de Osama Bin Laden foi confirmada pelo presidente americano, Barack Obama, em um pronunciamento exibido ao vivo pela televisão às 23h35 de domingo em Washington (0h35 de segunda-feira no Brasil).
'Nesta noite, posso relatar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da Al-Qaeda, e um terrorista que é responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes', disse o presidente americano.
'Justiça foi feita', acrescentou Obama, ao anunciar a morte de Bin Laden no discurso transmitido da Casa Branca.
Assessores de Obama que não foram identificados disseram à agência Associated Press que testes de DNA confirmaram com 99,9% de precisão que Bin Laden foi morto, mas não disseram quando ou como estes testes foram feitos.
O líder da Al-Qaeda era acusado de comandar dezenas de atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas no Leste da África em 1998 e os ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas no World Trade Center, em Nova York, e no Pentágono, em Washington.
Bin Laden ocupava o primeiro lugar na lista de criminosos mais procurados pelos Estados Unidos, e as forças americanas tentavam capturá-lo desde antes de 2001.
Morte de Bin Laden
Segundo autoridades dos Estados Unidos, Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça após resistir à prisão, em uma operação conduzida por uma unidade de elite do Exército americano na cidade de Abbottabad, a 100 quilômetros de Islamabad, no Paquistão.
O líder da Al-Qaeda estava em uma mansão cercada por muros de até seis metros de altura, que era oito vezes maior que outras casas na região e foi avaliada em 'vários milhões de dólares', apesar de não ter telefone ou conexão de internet. A operação teria durado cerca de 40 minutos.
A mídia nos Estados Unidos noticiou que o corpo foi 'enterrado no mar' para evitar que o túmulo de Osama Bin Laden fosse tratado como um local sagrado. Isso teria sido feito em menos de 24 horas depois da morte em respeito à prática islâmica.
O feito foi descrito pelo presidente Obama como 'a conquista mais significativa até hoje nos esforços de nossa nação para derrotar a Al Qaeda'.
A notícia foi recebida com festa por uma multidão reunida do lado de fora da Casa Branca, em Washington.
Detalhes
Imagem de TV
"Imagem de TV"
Segundo Obama, a operação que matou Bin Laden não deixou nenhum americano ferido.
Autoridades americanas dizem que três outros homens teriam sido mortos no ataque - um dos filhos de Bin Laden e dois de seus mensageiros. Uma mulher também teria sido morta após ser usada como 'escudo' e outras duas mulheres teriam ficado feridas.
Ainda de acordo com as autoridades dos Estados Unidos, um helicóptero usado na operação sofreu 'problemas técnicos' e foi, depois, destruído e abandonado. A equipe deixou o local em um segundo helicóptero.
Um morador da região, Nasir Khan, disse à agência Reuters que os helicópteros foram alvo de 'fogo pesado' vindo de atiradores que estavam em terra.
O tamanho e a sofisticação do complexo residencial 'chocou' as autoridades americanas.
A mansão fica a menos de 1 km da Academia Militar do Paquistão, a principal base militar do país.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostoou né? entom, COMENTA!